21.3.11

Dia de folga

Hoje é a nossa folga... nem acredito que mais uma semana se passou. Aproveitei pra acordar bem tarde, afinal, essa rotina de acordar todos os dias às 6:30 e dormir às 23h cansa. Hoje faz exatamente três semanas que eu cheguei e já aconteceu tanta coisa... vou falar um pouco sobre as aulas que tivemos nessas semanas, lembrando que a cada semana estudamos algo diferente:

Na primeira semana aprendemos sobre "Vida Em Comunidade" com a Dalva, que é uma mulher de Deus muito querida. Jocumeira desde o início dos anos 80, ela já viajou bastante com missões e é professora da Universidade Das Nações. Ela falou sobre o conceito bíblico de trabalho, sobre a cosmovisão e os valores invertidos do mundo em que vivemos, além de contar histórias incríveis sobre seu relacionamento com Deus e todos esses anos em JOCUM. Todas as tardes após o almoço temos manutenção prática, onde todas as tarefas de limpeza e manutenção da base são divididas entre os alunos das ETEDs. São duas ETEDs rolando paralelamente, a nossa e a convencional. Tivemos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula no trabalho que fazemos todos os dias. Você sabia que o trabalho é tão espiritual quanto o louvor? Nós louvamos a Deus através do trabalho e aprendemos sobre servidão, algo que o mestre Jesus nos ensinou enquanto esteve na Terra. Lembram que ele, apesar de ser o filho de Deus, lavou os pés dos discípulos? É só olhar para a situação política global para ver que o mundo clama por líderes que estejam dispostos a servir.

Aguardando a escala de trabalho

Trabalho também é diversão 

 Felizes, mesmo após uma cansativa tarde de trabalho

A Dalva voltou na segunda semana para nos ensinar sobre "Meditação" e "Como ouvir a voz de Deus". Todos os dias ao acordar temos uma hora de meditação devocional pessoal antes do café da manhã, das 7 às 8h. Aprendemos sobre cada um dos princípios de meditação de JOCUM e eu já tenho aplicado esses princípios toda manhã:
  1. Aplicação pessoal
  2. Procurar conhecer o caráter de Deus
  3. Pecados a cofessar
  4. Atitudes a mudar
  5. Promessas para crer
  6. Motivos para agradecer
  7. Oração a fazer
"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido." Js 1.8 


"... sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." 

Sl 1.2

Deus fala grandemente através de Sua palavra... e eu anoto TUDO!
Tivemos também aulas sobre "Intercessão" com a Branca, mais conhecida como Branquinha ou BanBan. Ela é a intercessora ofical aqui na base de JOCUM em Almirante Tamandaré e as duas aulas com ela foram muito proveitosas. Tudo que eu achava que sabia sobre intercessão foi radicalmente mudado. Aprendemos sobre os princípios de intercessão de JOCUM, que aplicamos nas intercessões da base, que rolam às terças, e nas intercessões da escola, que rolam aos sábados. São esses os princípios que aplicamos antes de iniciar a intercessão:
  1. Sondar o nosso coração (Sl 139.23-24)
  2. Calar a voz do nosso EU (Jo 9.31)
  3. Reconhecer que não sabemos orar como convém (Rm 8.26)
  4. Resistir ao inimigo (Tg 4.7)
  5. Pedir a liderança do Espírito Santo (Pv 28.26)
  6. Agradecer por fé àquilo que Deus vai compartilhar conosco (Sl 40.1) 
Lucinha e BanBan, as gêmeas mais "dengosas" da base
A terceira semana foi a mais intensa: tivemos aula sobre "Pecado, Salvação e Vida Cristã" com o Pr. Eurípedes, que é o diretor da ETED Comunicadores. Eu, que ensinei o plano da salvação para centenas de pessoas durante quase um ano no Desafio Jovem Ebenézer, achei que fosse ouvir mais do mesmo e nem estava esperando muito das aulas, mas fui totalmente surpreendido. Foram momentos de muito aprendizado dentro da sala de aula e na sexta de manhã assistimos alguns vídeos e tivemos uma ministração, onde nos arrependemos e confessamos nossos pecados diante de todos. Foi muito libertador!


Também tivemos duas aulas de "Introdução à Fotografia" com a Sandra Terena, uma jornalista de Curitiba, que dirigiu o documentário "Quebrando o Silêncio", que está disponível na íntegra no YouTube:




E tem muito mais rolando aqui, é tudo muito intenso e profundo! Além das aulas semanais, que rolam de manhã e a noite, temos a já comentada manutenção prática e também a manutenção técnica, onde mantemos um blog e trabalhamos com as mídias sociais. Temos culto da base toda quarta de manhã e culto da escola toda sexta a noite. Temos avaliações semanais, aulas de dança e de teatro, discipulado e pequenos grupos de estudo. Já lemos o primeiro de três livros dos quais temos que entregar uma resenha. Todo domingo temos a apresentação do trabalho criativo que preparamos durante a semana. Tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos aqui na base. Acordamos e vamos dormir juntos. São momentos de comunhão cristã, onde somos confrontados o tempo todo na intenção de nos tornarmos pessoas melhores, cada vez mais parecidos com Cristo. Tudo permeado, é claro, por muito temor a Deus e oração sob o domínio total do Espírito Santo. Somos um grupo de 18 pessoas vivendo um momento único em nossas vidas. Deus nos separou para estarmos aqui, agora. O futuro só a Ele pertence. Estamos rendidos à Sua perfeita vontade, que é boa, agradável e perfeita.

2 comentários:

Bel Brant disse...

Muito legal hein Fê!! Tentando aprender junto.

Leila Oliveira disse...

Felipe, achei muito legal a ideia de descrever a rotina da base em um blog! Parabéns pela iniciativa! Super show!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...