24.10.14

Entre idas e vindas... mais um informativo!

Eu vou, volto e o blog continua aqui, sempre me desafiando a parar e a refletir, a escrever sobre o que tenho vivido. Quando volto, sempre me surpreendo com a velocidade com que o tempo passa e a quantidade de coisas que acontecem nesse meio tempo. É sempre assim! Se você também volta aqui quando eu posto algo novo, deve sentir a mesma coisa, ou pelo menos sabe que é isso que eu sinto, afinal, quase sempre começo um novo post falando sobre isso. Eita falta de criatividade!

Home, Sweet Home
Creio que a melhor notícia dos últimos tempos foi a minha mudança da base para uma casa que estou dividindo com o Well, que foi obreiro da minha ETED e tornou-se um grande amigo ao longo desses anos. Confesso que não foi uma decisão fácil, considero este o maior passo de fé que dei até hoje em missões. Morar na base é mais prático e cômodo, já que lá temos todas as refeições e podemos ficar devendo alguns meses quando necessário. Morar fora significa mais despesas e uma melhor administração do tempo, já que temos que cozinhar e pagar o aluguel todo mês no dia certo. Quando surgiu essa oportunidade eu orei e entendi que Deus havia aberto essa porta. Agora tenho mais privacidade e um lugar onde posso me desligar um pouco da base e receber amigos. Já faz mais de um mês que nos mudamos e tem sido muito bom!

Amiguinhas
Depois do último post eu, a Bambam, a Lucinha e o Fábio visitamos a Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba, onde rolaram umas palestras sobre a situação do Oriente Médio para cristãos. Foi bem interessante ouvir a história do ponto de vista dos judeus. Algo que me marcou bastante foi que um padre católico, um pastor evangélico e um rabino judeu oraram antes de iniciarmos a manhã de palestras. Deus definitivamente não tem (e nem quer que tenhamos) religião!
Quem nos convidou para essa palestra foram as irmãs Nechama e Helena, da Irmandade Evangélica de Maria, que eu tive o prazer de conhecer aqui na Jocum. Com o passar do tempo, tenho me aproximado deste ministério, sempre lendo os livros e materiais da Madre Basilea e participando do estudo bíblico mensal que elas dão no Bosque de Jesus. Esse final de semana eu tive o privilégio de participar do retiro anual que aconteceu na Pousada Betânia. O tema foi "Os Preparativos para as Bodas do Cordeiro" e eu fui tremendamente ministrado. Ainda estou digerindo tudo que foi falado e comecei a ler Encontrei a Chave do Coração de Deus, a autobiografia da M. Basilea Schlink.    

Dayana, da PIB, liderando a intercessão da base

Semana passada tivemos a última intercessão da base com a participação das duas ETEDs e os alunos tiveram a oportunidade de preparar um encerramento com ceia e lava-pés. Foi muito recompensador ver o fruto da sensibilidade dos alunos à voz de Deus. Tem sido muito bom trabalhar com a intercessão da base esse semestre. Descobri que nossos maiores intercessores são nossos amigos e tive o privilégio de convidar grandes amigos para liderarem as intercessões da base. Lidiane, Dayana, Renzo e Lívia. Pessoas que fazem parte da minha família e têm sido instrumentos de Deus nesse planeta.      

Turma da ETD 2014, Base Missões Mil
Pequeno grupo da Igreja Sal da Terra, em Uberlândia 

No último post eu comentei que estava preparando a aula sobre Comunicação no Discipulado para a ETD na base Missões Mil, em Uberlândia. Eu passei uns dois meses estudando e preparando o material, o assunto era muito denso e parecia que eu nunca ia conseguir. Estava inseguro e ansioso, uma pilha de nervos! Uma semana antes da viagem, no dia em que eu decidi fazer um pente fino em tudo que eu tinha pesquisado para começar a finalizar o material para a aula e o arquivo simplesmente corrompeu e sumiu do meu HD. Tentei de tudo para recuperá-lo, mas nada funcionou. Fui pra casa frustrado e triste. Passei o final de semana chateado, mas decidi que ia tentar descansar e na segunda retomei o trabalho, que fluiu de forma milagrosa. Na sexta-feira terminei a apresentação e as notas da aula e no final de semana fiquei sozinho em casa e tive um tempo muito bom com Deus, descansei bastante e fui ministrado pelo Espírito Santo, encorajado a confiar em Deus. Fui muito bem recebido em Uberlândia pela Nice, Olga e Ábia, que são obreiras aqui da base e estão lá rodando a escola. A semana de aula superou todas as minhas expectativas. A turma recebeu bem o conteúdo e eu tive altas revelações enquanto falava lá na frente. Foi sobrenatural! Me senti conectado com os alunos e muito próximo de Deus. Aproveitei para re-encontrar amigos que conheci no prático da minha ETED e no último dia fui convidado para falar com os irmãos da Igreja Ramo Frutífero. Não tenho mais palavras para descrever como foi essa semana, que privilégio ministrar a palavra, ensinar ... Deus não cansa de me surpreender!

Meu amigo Bob
Feliz da vida :D
Traduzindo o culto na Jocum BH
De Uberlândia eu peguei um ônibus para Belo Horizonte e lá encontrei o Sérgio, que fez ETED aqui na base. Tomei café na padaria dele e fomos ao culto da Lagoinha. De lá fui para a Casa Luzeiro, onde fiquei hospedado durante o X Workshop de ETED. A noite encontrei o Hiago, a Nathália, o Cleiton e a Gabi para a abertura do workshop. Foi um tempo maravilhoso! Além de ter minhas forças e fé renovadas, pude reencontrar muitas pessoas queridas. Deus falou tremendamente todos os dias e reafirmou seu compromisso com a ETED. Saímos de lá inspirados e desafiados para a ETED Comunicadores do ano que vem

Turma da FMA 2014 com o George e a Shellie
Assim que voltei de viagem, retomei as traduções na FMA. Na primeira semana traduzi a aula sobre Sistemas Familiares e Escuta Ativa do George e da Shellie, um casal querido demais que eu já havia traduzido na escola do ano passado. Foi muito bom revê-los! Deus falou muito comigo através da aula sobre escuta ativa... como é difícil simplesmente escutar! É tão mais fácil falar e ter todas as respostas na ponta da língua, mas tenho tentado colocar a escuta ativa em prática a cada dia e sei que com a prática virá o hábito.  

Darrow Miller na EIFOL
Durante a EIFOL eu tive o prazer de traduzir uma ministração do Darrow Miller sobre o coração materno de Deus. O Darrow é escritor de alguns livros e alguém que eu sempre quis ouvir. Nem preciso dizer que fui muito ministrado, né? Imaginem o privilégio! O mais legal de traduzir é a oportunidade de ouvir, processar e falar, ou seja, é como se eu assistisse a aula duas vezes. 


Gus Hunter
Quem deu aula na última semana da FMA foi o Gus Hunter, que fala sobre Identidade. Ele deu aula na minha escola, eu o traduzi ano passado e também li seu livro, então já conhecia um pouco o conteúdo, mas mesmo fui muito ministrado. Algo que me marcou bastante dessa vez foi perceber que alguns dos conceitos sobre os quais ele fala, que na primeira vez que eu o ouvi pareciam não fazer muito sentido, já fazem parte do meu entendimento e têm influenciado minha vida nessa busca pela minha identidade em Deus.

Alguns obreiros da ETED Comunicadores durante o Workshop de ETED

No momento estamos cheios de projetos aqui na Central Mídia: temos orado e trabalhado no planejamento da ETED Comunicadores, que começa em fevereiro do ano que vem. São muitos detalhes e as vezes parece que não vai dar tempo, mas Deus tem nos encorajado a permanecermos firme e encararmos o desafio. Os formulários dos alunos já estão chegando e as aulas e os práticos estão sendo definidos. Também começamos a trabalhar na criação do novo site da base, o que vai exigir muitas horas de dedicação. Estou quase terminando a tradução do livro da Landa Cope, que pretendemos lançar no início do ano que vem.


Acho que, por enquanto, é isso. Vou ficando por aqui e volto quando o tempo tiver passado e eu tiver mais novidades, o que com certeza acontecerá! Tenho sonhado bastante e isso tem me feito muito bem. Também tenho algumas viagens em vista e isso também é muito bom. Assim que as coisas forem mais concretas (fisicamente falando) você saberá. Por enquanto são sementinhas que eu estou regando em oração.

Falando em oração, continuem orando, tá? Em vários momentos são suas orações que têm me sustentado e eu sou grato a Deus pela sua vida. Mas não fique só nas orações! Escreva, ligue, curta e comente. Estou sempre no Skype e no Messenger do Facebook. Também tenho celular e e-mail e em breve voltarei ao Whatsapp. Os canais são muitos... só não deixe de se comunicar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...