7.4.11

Limites superados


Como todos já sabem, semana passada fomos para o Niko, que rolou em uma reserva florestal na divisa do Paraná com Santa Catarina. Desde que chegamos aqui na base todos especulam sobre esse programa da JOCUM e alguns dias antes já estavamos todos ansiosos... "o que será que vai rolar no Niko?"

Um dia antes de partirmos para essa aventura começamos a arrumar as malas e tivemos uma conversa com a Hosana, coordenadora da nossa ETED, que desmistificou alguns mitos e especulações que estavam rolando sobre o Niko na base. Quem participa do programa faz um pacto de não comentar nenhum detalhe para não estragar as surpresas de quem ainda vai participar, algo que você só entende depois que termina o programa. Mesmo sendo super detalhista vou tentar narrar aqui como foi essa experiência sem revelar muitos detalhes.

A caminho da aventura

Apocalipse + Eucalipto

Na quinta-feira após o almoço nossas malas foram vistoriadas e nos reunimos no auditório da base. A Dulce, coordenadora da outra ETED, falou sobre os objetivos do programa e o Eurípedes, diretor da nossa ETED orou por nós. Aguardamos um pouco e embarcamos nos ônibus. Fomos parados num posto policial e, para nossa surpresa, nossos ônibus estavam com problemas de documentação e foram apreendidos. Ficamos lá no posto algumas horas enquanto a empresa providenciou dois ônibus legalizados. Nesse meio tempo escureceu e perdemos totalmente a noção da hora, já que era proibido levar relógio. Chegando lá montamos nossas barracas e fomos dormir. Deus preparou algo especial para nos receber: nunca vi um céu tão estrelado em toda minha vida... algo que nunca esquecerei. Eu estava feliz de estar lá, tentei não ter muitas expectativas e entreguei a Deus esse tempo. 

No dia seguinte fomos separados em equipes, nomeamos um líder e tivemos várias provas. O tema do dia foi renúncia de direito e todas as provas giraram em torno desse tema. Nossa equipe teve bastante dificuldade em algumas provas, mas terminamos bem. A noite aconteceu algo que eu nunca havia presenciado, mas não posso revelar aqui. Deus ministrou grandemente em nossos corações. Percebi o quanto sou limitado, intolerante e egoísta. Nossa equipe vivênciou as consequências do orgulho durante as provas e eu percebi o quanto sou intolerante.

 No sábado rolou uma trilha que, para mim, foi o momento mais marcante do Niko. Todas as equipes saíram acompanhadas de dois obreiros seguindo uma trilha de 12 km. Passamos por mata fechada, barro, lama, um rio. Subimos, descemos e chegamos ao topo de uma montanha muito alta. Ao chegarmos lá uma neblina tomou conta da paisagem e cobriu tudo que podíamos enxergar. Eu não tenho palavras pra descrever o que rolou comigo e com a equipe nesse trilha! 

A melhor trilha da minha vida!

 
Vários obstáculos... todos vencidos!

Dá-lhe lama!

Cansados, mas felizes

Valeu muito a pena!

Nunca vi tanta neblina... ela vinha e ia!
Saca só a glória de Deus!
Cada visual... as fotos não captam nem 10%


 
Nossa equipe superou todos os limites em Deus
Deus resgatou muitas memórias em mim, coisas que eu não lembrava, que me curaram e me libertaram. Deus se revelou através das pessoas e da natureza. Houve um momento em que eu me senti totalmente dopado, parecia que eu tinha usado a melhor droga do mundo, sem a parte ruim da droga. Era tanta adrenalina... eu estava esgotado, fisica e psicologicamente, senti como se eu tivesse morrido e ressucitado. Deus estava me sustentando sobrenaturalmente e me provou, de uma vez por todas, que eu não preciso de nada além dEle para viver. Aconteceram várias coisas no final da trilha: uma equipe se perdeu, um irmão ficou doente... na hora não enetendemos nada, mas o amor de Deus manifestou-se de maneira extraordinária entre nós. Foi algo sobrenatural que eu ainda estou tentando entender... só que estava lá sentiu o que eu senti. Acabamos chegando no acampamento super tarde, depois de andarmos MUITO, e para minha surpresa o pessoal da barraca estava nos esperando... muito queridos! Eu achei que seria um caos chegar lá com todos dormindo, mas eles foram ótimos e me provaram, mais uma vez, o amor de Deus.

No dia seguinte acordei de mau humor.. não dormi bem, Fiquei com o pé pra fora da barraca, a barraca estava uma zona só e estávamos todos expremidos. Eu estava acabado... exausto! Chorei porque estava estressado, no meu limite e não conseguia nem imaginar ter que fazer mais alguma coisa depois das 20 horas de caminhadada de ontem. Sentamos numa roda no barracão para compartilharmos as impressões de tudo que rolou. Chorei mais um pouco e fui ficando mais tranquilo.






Hora de ir embora

Depois disso rolaram várias coisas, arrumamos as malas e desmontamos as barracas. Depois do alomço teve despedida e várias fotos das equipes e de todos juntos. Entramos nos ônibus rumo à nossa base. Eu estava exausto, moído... fisica e espiritualmente. Com certeza não sou mais a mesma pessoa. Ainda preciso digerir muita coisa que aconteceu nesse tempo, mas já posso afirmar que superei muitos limites e aprendi a confiar mais em Deus.
Destruído...

O Niko foi muito intenso e profundo, como tudo aqui na JOCUM. Todos constatamos mais uma faceta do caráter de Deus: além de ser Pai, justo, bom, fiel e amoroso... Deus é um cara muito louco!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...