16.2.12

Fé na Prevenção

Recebi hoje o material do Fé na Prevenção, um curso gratuito a distancia oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD do Ministério da Justiça, que já está em sua segunda edição. Foram quase 14.000 pessoas inscritas para as 5.000 vagas do curso. Eu me inscrevi no começo do ano passado enquanto ainda trabalhava no Desafio Jovem Ebenézer. Seguem abaixo algumas informações sobre o curso, caso você se interesse para a próxima edição. Já comecei a estudar!

  

É com grande satisfação que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD do Ministério da Justiça, apresenta a segunda edição do Curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins – Fé na Prevenção. 

A oferta desta capacitação faz parte do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”, que tem por objetivo coordenar as ações federais de prevenção, tratamento, reinserção social do usuário de crack e outras drogas, bem como enfrentar o tráfico em parceria com estados, municípios e sociedade civil. O Plano também prevê o fortalecimento da rede comunitária por meio de ações de capacitação voltadas para diferentes segmentos profissionais, conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas.
A primeira edição deste curso, realizada em 2009, teve a participação de cinco mil lideranças religiosas e de movimentos afins de todo o Brasil. Os resultados positivos na atuação dessas lideranças superaram as expectativas. Houve grande reconhecimento da qualidade técnica do curso e mobilização de outros líderes de instituições religiosas e de movimentos afins, o que gerou grande demanda pelo lançamento desta nova edição do “Fé na Prevenção”.

Este é um curso totalmente gratuito, que utiliza ferramentas atuais de Educação à Distância e a execução é realizada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Tem por objetivo capacitar lideranças religiosas e de movimentos afins, com conhecimentos técnicos sobre drogas, para ampliar e qualificar o acolhimento dos membros da comunidade, além de mobilizar a rede de serviços disponíveis para a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários, dependentes e seus familiares.

Todos os alunos aprovados receberão certificado de extensão universitária, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP, kits de instrumentos para detecção do uso de álcool e outras drogas por adultos e adolescentes, além de um conjunto de três tipos de cartilhas sobre prevenção às drogas que poderão subsidiar o trabalho comunitário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...