7.6.12

Mudança de planos


A palavra de Deus é bastante clara em relação aos planos do nosso coração e à vontade de Deus. No capítulo 16 do livro de Provérbios existem três versículos que falam especificamente sobre isso:

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Pv 16:1
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Pv 16:3
Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. Pv 16:9

Eu creio na verdade contida na Bíblia Sagrada e tenho vivido, pela fé, uma vida de busca pelo conhecimento de Deus através do Espírito Santo na pessoa de Jesus Cristo. Para alguns parece loucura ou fanatismo religioso, para mim é um estilo de vida. Não existe outra maneira de viver, senão pela fé em Jesus Cristo. Eu creio na soberania de Deus e na decadência da raça humana, mas vejo em Cristo esperança e salvação para a humanidade caída. Eu experimentei a graça salvadora de Deus quando larguei as drogas e uma vida fútil de promiscuidade em 2010. Você pode ler um pouco mais sobre a minha conversão aqui.

Amigas mais chegadas que irmãs

Continuo experimentando a graça de Deus na minha vida aqui na base de Jocum em Almirante Tamandaré, no Paraná, onde estou há pouco mais de um ano. Hoje essa graça, que me salvou há mais de dois anos, me educa e me transforma de acordo com a vontade do Pai. Eu tenho vivido pela fé e andado sobre a palavra de Deus, o que tem sido muito recompensador. É claro que não tem sido um tempo fácil, principalmente em relação às lutas e provações do dia-a-dia. Ainda não tenho mantenedores fixos, então o sustento aqui na base fica difícil. É claro que Deus é fiel e eu não tenho do que reclamar, tenho onde morar e o que comer todos os dias, mas ainda não consegui ir ao dentista e acabei acumulando uma dívida aqui na base. A mensalidade é R$ 280 e eu não paguei os últimos quatro meses. Nada mal para quem está aqui há mais de um ano como voluntário, né? Não trabalho com salário desde o final de 2009 e tenho sido miraculosamente sustentado por Deus nesse tempo. Ninguém falou que seria fácil, não é mesmo? E eu tenho a convicção de que as coisas vão se consolidar com o tempo e que Deus é comigo e me sustenta com Sua mão poderosa.
Discípulos (Joziney, Marcelo e Renan)
É sempre assim: eu fico um tempo sem escrever aqui e quando sento pra escrever é tanta coisa que eu preciso parar pra refletir. Deus tem me levado justamente a isso: parar. Estava bastante envolvido com a ETED Comunicadores nesses últimos três meses e meu plano era viajar com uma equipe para o prático em Goiás e Santa Catarina. Quem já fez ou trabalhou com ETED sabe como é intenso esse tempo. Acordamos e vamos dormir na escola, entre os alunos. Somos ministrados e confrontados o tempo todo. Cuidamos de pessoas enquanto Deus cuida de nós. É algo que é necessário ser vivido e que com o tempo vai sendo compreendido. Muitas coisas eu tenho entendido em Deus, mas ainda existem áreas em que Ele nem começou a tocar na minha vida. Eu sempre fui acostumado a viver uma vida urbana ativista onde eu trabalhava por dinheiro e tinha que estar sempre em movimento, correndo atrás de alguma coisa. Desde que eu me converti eu trouxe essa mentalidade para a obra de Deus e fui me escondendo atrás de um ativismo. Nunca me permiti, mesmo na casa de recuperação, ser cuidado. Estava sempre cuidando de pessoas, que é a minha vocação pastoral em Deus, mas acabava esquecendo de cuidar de mim mesmo.

Na minha última viagem para São Paulo, em abril, eu percebi que Deus estava me incomodando em relação a algo que Ele vem me falando desde o final do ano passado. Conversei com os meus pastores aqui na base e de repente tudo ficou muito claro: é tempo de parar. Foi como se Deus estivesse me dizendo: "E aí, Felipe... quando você vai me obedecer e parar?" Entendi que eu preciso desse tempo para simplesmente ser sem ter que fazer alguma coisa. Decidimos que eu não iria mais para o prático e eu vou ficar esse mês aqui na base, me disciplinando a uma rotina sem atividades, buscando mais de Deus, lendo, orando, estudando... simplesmente sendo. Vivendo em comunhão com os irmãos que também estão aqui esse mês. Sentado, como Maria, aos pés do Senhor. É claro que não será fácil, mas sei que é necessário e que vai gerar fruto na minha vida. Esse é o meu desafio hoje: descansar e esperar em Deus.

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada" Lucas 10:39-42



Vou viver intensamente esse tempo que Deus separou para mim aqui nesse lugar, nesse frio maravilhoso de Curitiba. Sem, hipocrisia... todos sabem como eu amo o frio! Mês que vem pretendo fazer o Módulo I do SEIS (Seminário Intensivo de Sexualidade). E no segundo semestre começa a ETD em agosto e tem a EIFOL em outubro. Começa também mais uma ETED Artes. Mas isso são apenas possibilidades, só planos, desejos do meu coração... o que vai ser só Deus sabe. Quero fazer a vontade de Deus para a minha vida!

Ah, esse foi o vídeo que eu editei para o culto de envio da ETED Comunicadores com os melhores momentos da parte teórica da escola. As equipes saíram essa semana para dois meses de prático na Colômbia, no Pará e em Goiás e Santa Catarina. Orem pelas três equipes e pela obra que Deus vai fazer através da vida deles.


Voltarei em breve com mais notícias. Peço que vocês continuem orando por mim, pelo meu sustento aqui na base e principalmente por esse novo tempo na minha vida. Saudades!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...