3.5.13

FMA: mais uma etapa concluída


No domingo eu fechei mais um ciclo na minha vida. Encerramos o período prático da FMA - Fundamentos em Ministério de Aconselhamento, a escola de aconselhamento da Universidade das Nações que eu iniciei em novembro do ano passado aqui na base. Tenho vivido diversos ciclos desde que cheguei na Jocum e, por mais que eu faça planos e imagine como vão ser as coisas, Deus sempre me surpreende. Foram seis meses de transformações profundas e experiências marcantes. Conheci pessoas e me aprofundei em relacionamentos. Tive experiências tremendas com Deus e Seu infinito poder. Não sou mais o mesmo: cresci e amadureci. A palavra que Deus me deu no começo da escola foi sobre liberdade (Gl 5.1) e hoje eu posso dizer que sou um homem livre. Livre pra escolher e pra viver uma vida abundante. Livre pra errar e pra aprender com meus erros. Livre. Simplesmente livre. Finalmente entendi que o pior já  passou, que eu saí da escravidão e hoje gozo de uma liberdade sem precedentes. Eu achava que ainda falava alguma coisa, mas entendi nesse tempo que não me falta nada. Parece simples, mas foi difícil entender isso que Deus está tentando me falar há tempos, de tantas maneiras diferentes... que bom que Ele é paciente! 

Eu tenho muita coisa pra compartilhar sobre as três semanas que passamos na hospedagem do Pr. Marco Aurélio, na Rodovia do Caqui em Campina Grande do Sul. Foi lá que concluímos o prático e vivemos as experiências mais intensas e profundas da escola. Bem que Salomão falou, no livro de Eclesiastes, que o final das coisas é melhor que o começo.

Nossa equipe na casa do Pastor Marco Aurélio com a Élida e a Ede
Com as irmãs Sabrina e Bia na Assembléia de Deus do bairro João Paulo II
Negro e Doug: amigos mais chegados que irmãos!
Ministrando o Prumo Divino para os obreiros da igreja no Centro Evangelístico Betesda
Élida (carinhosamente chamada de Gélida por mim): uma lição de vida e de alegria
Almoço de despedida com o pessoal da hospedagem
Eu não imaginava que existisse um lugar como aquele e sou grato pelas famílias do Pr. Marco Aurélio (Ede, Paty, Denisar e Adriana) e do Missionário Andrelino (Raquel, Leticia, Karina e Gustavo). Sou grato também pela vida da Élida e da Taíse, que moram na casa onde ficamos hospedados. Sou grato por cada hóspede da pousada e pelos seus parentes no hospital Angelina Caron. Sou grato pelas famílias da Igreja Assembléia de Deus do bairro João Paulo II. Foi por causa dessas pessoas que estávamos lá e foram elas que nos abençoaram muito mais do que nós as abençoamos. Quando vivemos perto da dor, do sofrimento e da morte valorizamos mais a vida, olhamos para o que temos e não para o que nos falta. Foi isso que eu aprendi lá: a valorizar a vida e todas as bênçãos de Deus. Aprendi também que o mínimo que fazemos para alguém pode significar o máximo na vida dessa pessoa. Isso quebra o nosso orgulho e coloca Deus em primeiro lugar. É Ele quem age através de nós e apesar de nós. E Ele não precisa de muito não, basta nos dispormos e abrirmos a boca. E foi isso que fizemos. O resto Ele fez.

Compartilhando a palavra e ministrando o louvor - Assembléia de Deus (Quatro Barras)
Compartilhando a palavra e ministrando o louvor - Assembléia de Deus (Campina Grande do Sul)
Pessoas foram curadas e conheceram Deus através das nossas vidas. Vidas foram transformadas. Nós tivemos tantas oportunidades de abençoar. Fomos tão abençoados. Conversamos com as pessoas e nos relacionamos com elas no dia-dia, na maioria das vezes não precisamos nem pregar, Deus falava através de um abraço, de um ouvido ou um ombro amigo. Oramos com as pessoas e vimos Deus responder nossas orações para que o Seu nome fosse glorificado. A cada dia, em cada culto na hospedagem, nós pregamos a palavra da salvação e vimos muitas pessoas entregando suas vidas a Jesus. Na igreja tivemos a oportunidade de ministrar o Prumo Divino para os obreiros e participar dos cultos e das escolas bíblicas dominicais. Tivemos o prazer de interceder, de ensinar, de compartilhar a palavra e de ministrar o louvor. Tivemos o prazer de conhecer pessoas queridas que nos receberam como irmãos mesmo, com tanto amor e carinho que as vezes eu precisava me beliscar pra ter certeza que aquilo não era um sonho. Nossa equipe estava muito unida e vivemos como uma família naquele lugar: a grande família de Deus... como é bom conhecer novos irmãos e irmãs a cada dia!




Traduzindo a pregação do Jan no culto de formatura do SDM
Jan: homem de Deus
Alunos do SDM
Na última semana do prático aconteceu algo inesperado, uma surpresa de Deus pra mim. Ele já estava falando comigo sobre os planos que eu fazia e como Ele podia mudar tudo a qualquer minuto quando o Pr. Marcos, líder das ETEDs Comunicadores e Artes, me ligou perguntando se eu poderia voltar pra base pra traduzir o Jan Denharder, um jocumeiro holandês que mora na Califórnia. Eu voltei pra base na segunda a noite e na terça de manhã já estava traduzindo as aulas que o Jan deu para as ETEDs durante toda a semana. Foi uma semana especial na qual Deus falou comigo através do Jan e com os alunos da ETED através de mim. Que louco isso! Os ensinamentos e as experiências que o Jan compartilhou confirmaram o que Deus tem falado comigo. Foi muito intenso, o cara chorava enquanto falava e durante muitos momentos eu não queria nem traduzir, queria agradecer a Deus pela simplicidade das coisas profundas que Ele falava comigo através do Jan. Ele veio como uma voz profética na minha vida e na da base também. Ele compartilhou uma palavra sobre liderança e sobre o prático com os obreiros da ETEDs e eu fui muito abençoado com tudo que ele falou através de mim. Com tudo que Deus falou através de nós. Nosso trabalho terminou na sexta a noite, quando eu traduzi a pregação dele no culto de formatura do SDM - Seminário de Desenvolvimento Ministerial, e nós nos despedimos com a possibilidade de ele voltar no segundo semestre para mais aulas e de um prático na Califórnia... quem sabe? Só Deus!

Com amigos e três dos integrantes do Watoto Children's Choir na PIB de Curitiba

Como se não bastasse estar lá em Campina Grande do Sul vivendo tudo isso, na semana passada Deus me presenteou com uma apresentação do Watoto Children's Choir da Uganda, na África, lá na PIB - Primeira Igreja Batista de Curitiba. Foi uma noite linda cheia de emoções. Fui muito ministrado pelo testemunho das crianças e pela maneira que elas louvavam a Deus... de todo o coração! Eu nunca tinha ouvido falar neles, mas agora que conheço o coral e o trabalho que eles fazem sou fã e intercessor. Quer um gostinho? Assista esse vídeo, visite o site deles e se envolva nesse lindo projeto de Deus. 


Outro presente que recebi do Pai foi meu tratamento dentário, que eu já terminei e que está 100% quitado. Com relação a finanças, estou com as mensalidades da base quitadas até fevereiro. Preciso pagar as de março, abril e maio, cada uma é R$ 300. Se você quiser me ajudar é só entrar em contato comigo, tá?


Acho que é isso... claro que tenho muitas outras coisas pra compartilhar, mas deu pra resumir tudo aqui. Nós já começamos as reuniões e orações pelo Módulo I do SEIS, que começa no dia primeiro de julho. Nossa equipe cresceu e estamos contentes com tudo que Deus tem compartilhado pra esse novo tempo. Não consigo (nem quero) ficar parado. Confesso que já descansei e aproveitei bastante o tempo livre que tive na semana passada e nessa semana. Na segunda-feira começo o Módulo II da EIFOL, um curso de duas semanas que rola sempre em maio aqui na base. Os temas abordados no curso são depressão, dinâmica da personalidade, sexualidade e aconselhamento pastoral. Quero aproveitar ao máximo tudo que Deus tem pra mim enquanto estou aqui nesse lugar maravilhoso, no lugar onde eu moro, estudo, trabalho e, acima de tudo, onde eu convivo com pessoas que me inspiram e me ensinam, que me ajudam nessa caminhada, que não é fácil, mas que vale a pena.

Gostou? Não? Comente esse post! Estou no Facebook e no Twitter. Vamos interagir? Quero saber como está a sua vida, as novidades, os motivos de oração. Pode contar comigo... eu conto com você, fiel leitor e intercessor!

Um comentário:

Bel Brant disse...

Dimais Fê!!! Animal as crianças, o coral, apaixonante. Parabéns meu querido sobrinho. Tenho muito orgulho de vc!! Te amo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...