15.6.13

Terapia bloguística


Durante os últimos dois meses eu me peguei algumas vezes pensando sobre o que eu escreveria aqui no blog. Confesso que sentei aqui sem ter a mínima ideia. Eu costumo fazer desse lugar um informativo sobre esse tempo em missões, mas acho que poderia aproveitá-lo mais para escrever sobre outras coisas. Estou louco para escrever sobre um filme que marcou a minha vida e também compartilhar algumas das minhas meditações. Mas por enquanto vou falar sobre o que tem rolado comigo por aqui. Are you ready?

O Módulo II da EIFOL, logo depois da conclusão da FMA, durou apenas duas semanas, mas foi muito confrontante. Na primeira semana o Coty trabalhou Raízes da Depressão e eu comecei a perceber algumas dessas raízes na minha vida. Isso me entristeceu bastante, coisas que eu achava que já estavam resolvidas vieram a tona, traumas do passado e questionamentos sobre o futuro. Na segunda semana o Ed trabalhou Dinâmica da Personalidade, que é um estudo sobre o livro Paredes do meu Coração, do Dr. Bruce Thompson. Esse livro é a base da FMA e eu já conehcia bastante o assunto pois, além de além de ter lido o livro duas vezes durante a escola, tivemos uma semana de aula e uma semana de ministração e durante o prático demos algumas aulas sobre o Prumo Divino no Projeto CRER e na hospedagem em Campina Grande do Sul. Eu estava bastante desânimado e cheio de interrogações e depois que o módulo II da EIFOL terminou eu comecei a me questionar sobre algumas escolhas e sobre os planos que eu vinha fazendo. Pirei!

Confome o mês foi terminando, as equipes das ETEDs começaram a partir para os práticos e a base foi ficando mais vazia. Estava em uma crise terrível e não conseguia me imaginar passando o mês de junho lá de novo. Nada a ver com o lugar ou com as pessoas, mas eu não estava em condições, não conseguia me ver ali, naquele tempo. Diante disso a Deuza me convidou pra passar o mês no Sítio do Serelepe. Pensei um pouco e entendi que seria uma excelente oportunidade de me desligar um pouco de tudo e ao mesmo tempo me envolver com algo novo. Sou grato a Deus pela vida dela e do Zé Mauro, que me receberam aqui com tanto amor e carinho, como se eu fosse da família. De fato somos da mesma família, não é mesmo? A família de Deus... estou me acostumando com a ideía de ter uma família tão grande e acolhedora! Obrigado, Pai!



No último final de semana de maio fizemos mais uma edição do Bazar Feliz na Calvary Chapel e eu consegui arrecadar R$ 450 pra abater metade da minha dívida na base. Foi um trabalho em equipe e tanto e eu sou grato a Deus pela vida da Deuza, que deu a idéia e arrecadou as roupas, sapatos e acessórios. Sou grato também pela Nani, que conseguiu o lugar e a Cilene, a Jéssica, a Alana, a Nathalia, a Dorinha, a Laíse e a Gabi, que me ajudaram a montar (e a desmontar) tudo e ficaram comigo lá na igreja. Nos divertimos bastante, demos muita risada e eu fiquei contente por estar rodeado de pessoas tão especiais. Mulheres de Deus, sem dúvida nenhuma.

Esse tempo aqui no sítio tem sido de muita paz. Estou aproveitando pra contemplar a natureza e aprender com a criação (leia o Salmo 104 que você vai me entender melhor). Desde que cheguei aqui tenho ajudado o Zé Mauro no dia-a-dia do sítio. Além das atividades de rotina, como tirar leite da vaca e alimentar os animais (aqui tem boi, vaca, cachorro, cavalo, frango, peru, pato, ganso, codorna, ovelha, passarinhos e alguns esquilos, que são a coisa mais linda de se observar), eu faço o café da manhã, ele o almoço, eu lavo a louça, ele faz o jantar. Também plantamos algumas mudas e eu rastelo as folhas secas e trabalho na horta de vez em quando. Atividades não faltam, sempre num clima de paz e em meio aos sons da natureza. Quando saímos daqui e encaramos as luzes da cidade, o trânsito e a poluição eu me pergunto se vale a pena viver desse jeito. Existe outra maneira de viver, existem alternativas.  A vida é tão simples, nós que a complicamos. Não precisamos de muito pra vivermos e pra sermos felizes. Hoje já penso em morar em um sítio, em viver uma vida simples com a minha futura família... e olha que eu sempre fui o paulistano urbano civilizado, eterno solteiro, que não queria nada menos que Londres ou Nova Iorque (tô falando que Deus muda as pessoas!). Temos frequentado uma igrejinha no Boqueirão duas vezes por semana e eu estou estudando sobre a natureza e o caráter de Deus. Terminei de ler A Cabana pela segunda vez. A primeira vez que eu li foi em 2009 na chácara da minha tia, em Itapecerica da Serra. Naquela época eu tava muito louco, fumando muita maconha e bebendo muita cerveja. Quando me lembro daqueles dias sinto vontade de chorar, como eu estava desesperado sem Jesus. Ler o livro pela segunda vez foi como se eu nunca tivesse lido antes. Que livro inspirador e revelador... recomendo que você leia em oração. Vale a pena.

Falando em revelação, Papai do céu tem se revelado mais e mais e eu me sinto cada vez mais próximo dEle. Essas coisas não tem explicação, mas são perfeitamente explicáveis. Haja sabedoria, se é que você me entende. A vida é um processo e eu estou apenas começando. As vezes me esqueço que eu me converti há pouco mais de três anos, que ainda sou uma criança na fé, e acabo exigindo demais de mim mesmo. De vez em quando entro nessas crises e parece que não vou dar conta, que o mundo vai cair em cima de mim, ou que a minha cabeça vai explodir. Ainda sofro com a minha inconstância e com os altos e baixos da vida, mas Deus tem me consolado com Seu amor. Se não fosse pela Sua graça e misericórdia, Pai, eu com certeza não estaria perseverando, teria abandonado tudo e voltado atrás... onde estaria sem Ti, Pai? Mas Você me atrai com cordas humanas e com laços de amor (Os 11.4). Você é bom, paciente e gentil. Quero me apaixonar cada vez mais por Ti. É tudo que eu quero, Te amar mais e mais.

Algo que Deus tem ministrado ao meu coração é que as possibilidades com Ele são in-fi-ni-tas. A vida com Ele é eterna e o tempo pra Ele não é um problema. Confesso que cheguei no sítio meio perdido, não sabia nem se ia voltar pra base pra trabalhar no SEIS ou o que seria da minha vida.  Precisava refletir e pensar sobre o meu futuro, definir metas e focar esforços. Na primeira semana tive um tempo de jejum e oração e aos poucos Deus foi clareando a minha mente e me dando direção. A resposta está na palavra de Deus. Por isso temos que meditar dia e noite e sempre nos voltarmos para ela.



No final da semana que vem volto pra base, onde a equipe do SEIS já está reunida desde o início do mês. Vamos trabalhar nos preparativos finais e o seminário começa no dia primeiro de julho. De pensar que há um ano eu estava participando do SEIS como aluno e agora vamos receber alunos de todo o Brasil e seremos resposta de Deus na vida deles. Isso é lindo demais e me inspira a prosseguir. Eu amo o que eu faço... e eu nem faço muita coisa assim. Rs.

Depois disso, por enquanto só planos. Muitos planos e algumas surpresas reservadas por Deus, com certeza. Confesso que tenho algumas ideias, mas não sei de nada ainda. Estou confiante e tenho a certeza que Deus tem o melhor pra mim. Fique por aqui e você vai saber o que vai rolar. Estou orando por você. Ore por mim. Te amo em Cristo Jesus. Vale a pena conhecer a Deus. Vale a pena fazê-lo conhecido. Ah, estou com muita, mas muita, saudade da minha família. Não vejo a hora de ver a minha mãe, meu irmão, minha irmã, minha avó, minhas tias e meu tio, meus primos e primas. Amo vocês demais!

ps. é incrível como escrever aqui no blog é extremamente terapêutico... me ajuda a organizar as ideias, a rever o que passou e a definir o que será. Obrigado a cada um de vocês que leem... significa muito pra mim!

pps. recomendo as trilhas sonoras de Life of Pi e de Taare Zameen Par. Esse clima indiano tem me embalado e cada trilha me remete às cenas mais marcantes dos filmes, é literamente uma viagem musical. Os filmes são lindos e a música também, estão entre os meus preferidos. Assista e ouça que você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...