29.1.12

Ouça isso: Matisyahu

Música sempre foi minha paixão. Eu até já tive um blog onde escrevia sobre música com frequência. Meu primeiro artigo publicado em uma revista foi sobre a cantora islandesa Björk. Sou um cara musical, acho que a vida fica bem mais interessante com um trilha sonora. Amo escrever e amo música, então nada melhor do que juntar as duas coisas aqui novamente. Já escrevi dois posts sobre música aqui no blog (esse e esse) e faz um tempo que quero escrever uma coluna fixa sobre artistas que tenho descoberto nesses últimos dois anos. Vou começar falando sobre o músico judeu Matisyahu, que o Rafão me apresentou no ano passado.




Matisyahu é o nome hebreu e artístico de Mathew Paul Miller, um músico americano nascido na Pennsylvania. Ele começou sua carreira como o MC Truth e lançou Shake Off The Dust... Arise, seu primeiro álbum, em 2004. Seu som pode ser classificado como rock alternativo, sendo uma fusão de reggae com uma mistura estilos contemporâneos de rap com beat box e hip hop. A maioria das letras é baseada na Torá e têm uma mensagem de fé e de obediência, suas canções são orações cantadas no melhor estilo judaico. Light, seu último álbum gravado em estúdio, tem uma sonoridade mais pop e eletrônica, o que acabou desapontando alguns fãs de seus álbuns anteriores. O cantor lançou até uma versão da música One Day com o rapper Akon, que acabou deixou alguns de seus fãs, que curtiam o som mais roots dos primeiros dois álbuns, mais irados ainda. A discografia do cara é bem variada, com três álbuns gravados em estúdio, três ao vivo e dois de remixes:




Estúdio
Shake Off The Dust... Arise, 2004
Youth, 2006
Light, 2009
Ao Vivo
Live At Stubb's, 2005
Live At Twist & Shout, 2009
Live At Stubb's Vol. 2, 2011
Remixes
Youth Dub, 2006
No Place To Be, 2006
EP's 
Shattered, 2008
Miracle, 2011


As músicas mais conhecidas são King Without a CrownYouthJerusalemOne DayMiracle e Darkness into Light. Eu amo a versão remixada de Jerusalem, do álbum No Place To Be, que também conta com uma ótima versão de Message In A Bottle, do The Police. Confira o clipe:


Vale a pena conferir os três álbuns lançados pelo americano e aprofundar-se ouvindo os álbuns ao vivo e os de remixes. É um som que te embala e as letras te fazem pensar. Depois me conte o que você achou do som do cara... já tive minha fase Light, que o foi o que o Rafão me apresentou no ano passado, mas ultimamente tenho ouvido Youth sem parar. A música Miracle, que ele lançou para o Hanukka judeu no final do ano passado ganhou vários remixes e um clipe muito engraçado:


Fique atento ao site oficial do cantor, que disponibiliza um mp3 para download gratuito toda semana. Da próxima vez escreverei sobre a Avion Blackman, que eu também conheci no ano passado através do Rafão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...